top of page
  • Foto do escritorJornal do Juvevê

Curitiba, 330 anos, cada dia mais contemporânea




Há décadas e décadas nossa capital paranaense é referência nacional em planejamento urbano e qualidade de vida. Já somos, também, a cidade das oportunidades. Importantes empresas e empreendimentos impulsionam nossa economia. Grandes eventos, inclusive internacionais, fazem parte da agenda cultural da cidade.

Nossos pontos turísticos atraem, cada vez mais, visitantes do Brasil e do exterior.


Os mais de 30 parques, bosques, com vegetação formada por bons trechos da Mata Atlântica, fauna silvestre diversificada, lagos, nascentes, quedas d'água, fazem de Curitiba a capital ecológica, reconhecida por seu planejamento urbano integrado, pautado pela sustentabilidade, com visão de futuro.


Curitiba, que acolhe muitos imigrantes. Com os italianos vieram as famílias que se instalaram no bairro de Santa Felicidade, lá estão os restaurantes e vinícolas visitados por milhões de pessoas todos os anos. Nossa capital faz história, a Universidade Federal do Paraná (UFPR) é a mais antiga do Brasil.

A educação nos define. Desde outubro de 2019, Curitiba integra o seleto grupo de Cidades Educadoras, isso significa que a cidade assume o compromisso em tratar a educação como um processo amplo, envolvendo todos os habitantes e oferecendo uma formação sobre os valores e as práticas da cidadania democrática.


Nosso famoso calçadão da Rua XV, o primeiro a ser construído no Brasil, em 1972, à época foi considerado inovador lançando uma visão urbana adotada por outras cidades. A Ópera de Arame, nosso teatro de estruturas metálicas construído a partir de vidros, tubos de aço e coberturas de placas transparentes de policarbonato. Nosso Jardim Botânico, palco de várias manifestações culturais, é uma estufa tropical de 3 cúpulas, em uma área arborizada com jardim que encanta os inúmeros turistas e curitibanos que por lá passam diariamente.


O Vale do Pinhão, ecossistema de inovação de Curitiba idealizado pelo prefeito Rafael Greca, é responsável pela maior transformação econômica sustentável de nossa capital, tornando-a cada vez mais inteligente.


O bairro novo da Caximba, a maior intervenção socioambiental da história recente de Curitiba, vai permitir levar às 1.693 famílias moradia digna e mais qualidade de vida. Nossa Fazenda Urbana é voltada à educação à prática agrícola sustentável, uma conexão do rural e do urbano, inovação e conhecimentos tradicionais se fundem, se complementam.


Segundo publicação da revista canadense Corporate Knights Curitiba é a cidade mais sustentável da América Latina. Somos uma capital com gestão de resíduos sólidos e na consolidação das ações contra as mudanças climáticas, com a adoção de energias renováveis e projetos de ampliação de reservas hídricas. Desde 2019, Curitiba assume o compromisso de realizar o plantio de 100 mil árvores anualmente. Atualmente já ultrapassamos as 300 mil árvores plantadas, a proposta é ultrapassar 330 mil (em celebração ao aniversário da cidade).


O prefeito Rafael Greca é um visionário quando falamos em valorização da cidade e do cidadão que aqui vive. O olhar e a empatia do nosso gestor municipal transformam a capital paranaense, nos faz referência.


Sim, Curitiba tem questões importantes para continuar evoluindo em setores da gestão pública. Convivemos com mazelas pertinentes à toda grande cidade do mundo,

desafios de qualquer governante. Mas a implantação de políticas públicas contundentes na gestão do prefeito Rafael Greca tem sido determinante para salvaguardar a integridade de muitas famílias, do individual ao coletivo social. Programas como Restaurante Popular, Mesa Solitária, Armazém da Família e Sacolão são ações assertivas que compõem a rede de segurança alimentar e têm sido fundamentais para garantir uma refeição de qualidade nutricional aos menos favorecidos. Programas sociais que são referências para gestores de outras cidades e países.


Curitiba é sustentável, é inovadora, é modelo, mas acima de tudo, é humanizada e feliz . Nosso “piá” é mais que uma gíria, é uma identificação de que o curitibano se enche de orgulho em ser curitibano.



*RAFAELA LUPION, Administradora da Regional Matriz -Prefeitura de Curitiba.

266 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page