top of page
  • Foto do escritorJornal do Juvevê

CUIDADOS ESSENCIAIS COM SEU CORPO NO VERÃO


Sol, mar, piscina, vento e areia. Tudo aquilo que faz do verão a época mais esperada do ano, pode tornar-se inimigo da saúde e boa aparência. Por mais cuidados que você tome a pele do rosto e do corpo sempre ficam mais ressecadas após a estação. Isso ocorre porque geralmente, a preocupação mais comum adotada durante a temporada é o uso do protetor solar. Limpeza, tonificação e hidratação saem da rotina da grande maioria. É fundamental para garantir a saúde da derme, limpar, tonificar e hidratar antes de proteção, mas poucos se lembram disso durante a estação. Quando entram em férias as pessoas relaxam e não tratam a pele. É necessário que nos preocupemos com os cosméticos que vamos utilizar. Eles são a chave para obter os resultados esperados. É importante consultar um profissional esteticista habilitado para indicar a melhor combinação de produtos de acordo com seu tipo de pele.

Uma atenção especial deve ser dada à temperatura da água e ao uso do sabonete. Tome banhos de morno para frio e só utilize o produto no corpo inteiro uma vez ao dia.

O excesso de sabonete e água quente retiram a camada de proteção da pele, fazendo com que ela desidrate e descame.

O sabonete deve ser de pH fisiológico (pouco alcalino), e pode ser usado com mais freqüência nas partes que carecem de maior higienização. No restante do corpo onde pegamos mais sol, precisa ser utilizado com extrema moderação.

Depois de limpar é hora de hidratar. E aqui, novamente é importante o cuidado na escolha dos produtos. Uma dica é não utilizar o mesmo hidratante do corpo no rosto. Esta região é mais sensível. Por isso, os cosméticos específicos para ela costumam ser suaves. Mas normalmente as pessoas não dão importância a esta regra.

Se além de ressecada sua pele voltou manchada, procure um médico dermatologista. Este caso é mais delicado e só ele pode indicar sua origem e dar orientação a respeito.

As manchas podem ser ocasionadas por uma micose ou pela exposição inadequada ao sol, e para cada caso existe um tratamento diferente.

Dicas Importantes

Beba muita água

O corpo humano é formado por 70 % de água. Ou seja, somos formados basicamente por água, sendo que ela é a grande aliada para as funções vitais do nosso organismo.

Durante o verão, a tendência é transpirar mais, justamente porque a água eliminada serve para a manutenção da temperatura corporal.

Por conta disso, devemos redobrar nosso cuidado com a hidratação contínua nos dias mais quentes.

Da mesma maneira que é importante hidratar sua pele por fora, você não pode deixar também de garantir o equilíbrio interno do seu organismo. A ingestão de líquidos continua sendo a principal recomendação, tanto água, quanto sucos e chás. Além de hidratar, ajudam a manter a vitalidade das células.

Recomenda-se o mínimo de 2 litros de água por dia, mas ao perceber excesso de transpiração, o ideal é até ultrapassar esse número e ingerir mais água.

Vale ressaltar que uma boa hidratação também é responsável por:

Manter o equilíbrio dos fluidos corporais;

Ajudar no controle de calorias;

Melhorar o funcionamento dos órgãos;

Evitar a retenção de líquidos.

Mas não vale para a ingestão de sucos industrializados, refrigerantes e bebidas alcoólicas, principalmente quando açucarados. Isso, porque o açúcar das bebidas faz com que o organismo consuma ainda mais água e nutrientes do corpo.

Se você se esquece de beber água com frequência, a dica é ter ao lado sempre uma garrafinha com você, independentemente se está na academia fazendo exercícios, no trabalho ou descansando em casa.

2 – Evite atividades físicas em horários de Sol forte

Durante o verão, não é recomendado fazer atividades físicas ao ar livre em horários de pico de Sol, já que o calor intenso pode causar desidratação e elevação da temperatura corporal.

Os melhores horários para praticar exercícios são no início da manhã, até às 10 horas, e após às 16 horas.

3 – Use filtro solar

O verão é o momento certo para intensificar o uso de filtro solar, especialmente quando vamos sair ao ar livre.

Mesmo em outras épocas, recomenda-se utilizar o filtro solar todos os dias, para evitar o envelhecimento precoce da pele, bem como outras doenças relacionadas, incluindo o câncer de pele.

Aliás, se você tiver algum problema de pele, é importante consultar um médico dermatologista que irá fazer a orientação correta do tipo de filtro solar, bem como demais produtos, conforme a sua necessidade.

Os protetores devem ter ação contra raios UVA e UVB. Para uma melhor aplicação, recomenda-se o uso do filtro 30 minutos antes da exposição solar, com distribuição uniforme em todas as partes do corpo.

A reaplicação deve ser feita a cada 2 horas, ou até menos, quando o indivíduo entra em contato com a água ou ao transpirar excessivamente.

4 – Tenha uma alimentação leve

Nessa época do ano, devemos ter cuidado com a nossa alimentação. Ingerir alimentos pesados e gordurosos pode não ser a melhor alternativa, já que eles exigem um trabalho de digestão maior, o que aumenta a temperatura corporal – já elevada pelo calor.

O ideal é o consumo de frutas, principalmente as cítricas, possuem ação antioxidante e ajudam na iliminação de toxinas.

Verduras e frutas são ótimas fontes de sais minerais, que favorecem a nutrição da pele

5 – Use roupas mais leves

O vestuário é outro fator que contribui para a elevação da temperatura corporal e, consequentemente, afeta o organismo.

Em um país com recordes de temperatura, como o Brasil, é importante ceder espaço para roupas mais leves, seja no trabalho, durante uma viagem, passeio, ou até mesmo em casa.

O ideal é usar tecidos de fibras naturais, como o algodão, linho, seda e crepe, que deixam o corpo respirar melhor e contribuem para controlar a transpiração.

O verão também é a época das cores e estampas. Por esse motivo, se você está procurando por roupas mais leves, sem perder a elegância e a sofisticação, os modelos estampados podem ajudar na composição do visual.

Dê preferência para as cores e estampas claras, visto que as tonalidades escuras tendem a absorver o calor e, com isso, prejudicam o conforto durante a estação mais quente do ano.

Não esqueça de reforçar o hidratante nas áreas mais expostas, as que tendem a ficar mais ressecadas como cotovelos, joelhos e pés. Escolha um hidratante adequado pois isso ajudará a obter melhores resultados na hidratação.

Diva Bueno de Oliveira Tulio

Esteticista e acadêmica de jornalismo

www.esteticaemmovimento.com.br


2 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page