top of page
  • Foto do escritorJornal do Juvevê

Com foco em projetos sustentáveis, parceria do BRDE com Agência Francesa é premiada

Com investimentos que já ultrapassam R$ 450 milhões, cooperação já contabiliza 78 projetos financiados na região Sul do País. A partir de um volume de 120 milhões de euros, foram apoiados projetos alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).


Foto: BRDE


A parceria entre o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), destinada a financiar projetos alinhados à produção e ao consumo sustentáveis, conquistou o primeiro lugar entre os projetos concorrentes ao Prêmio SAIN-ABDE, na categoria Instituições Financeiras de Desenvolvimento.


Iniciativa da Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE) e da Secretaria de Assuntos Econômicos Internacionais (SAIN) do Ministério da Economia, a premiação ocorreu nesta terça-feira (07), em Brasília.


Com investimentos que já ultrapassam R$ 450 milhões, esta cooperação técnica e financeira já contabiliza 78 projetos financiados na região Sul do País. A partir de um volume de 120 milhões de euros, foram apoiados projetos alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) definidos pelas Nações Unidas.


Presente no evento de premiação, o diretor de Planejamento do BRDE, Otomar Vivian, destacou que o prêmio renova os compromissos das duas instituições em atuar a favor da sustentabilidade. “Este prêmio reflete o quanto BRDE e AFD estão alinhados com a agenda climática global, uma parceria que se fortalece diante dos grandes desafios do momento.


Estamos construindo, juntos, projetos que já trazem impactos positivos para diferentes cidades da região Sul e que devem se ampliar para o futuro”, destacou o diretor.


A diretora Regional da AFD no Brasil e Cone Sul, Laetitia Dufay, participou do evento via plataforma digital e enalteceu a iniciativa do prêmio SAIN-ABDE. “É uma verdadeira honra receber esse prêmio ao lado do nosso parceiro histórico, que é o BRDE. É uma parceria que tem uma importância fundamental, faz parte da nossa primeira união com instituições brasileiras, o que permitiu conhecer melhor o sistema de fomento do País”, descreveu.


NOVA PARCERIA – A primeira cooperação foi formalizada em 2018, mas em 2020, BRDE e AFD estabeleceram uma nova parceria, agora no montante de 70 milhões de euros, que é parte de um esforço conjunto para estimular a retomada da economia sustentável nos três estados do Sul. Além disso, está em fase final a negociação para assinatura da terceira operação de crédito entre AFD e BRDE, com valor previsto de 100 milhões de euros, o que poderá ocorrer ainda antes do final do mês de julho.


"A premiação na categoria Instituições Financeiras em Desenvolvimento é, sobretudo, o reconhecimento de uma parceria de cooperação comprometida com a economia voltada à sustentabilidade e ao propósito do BRDE em abrir novos diálogos com a sociedade”, ressaltou o presidente do BRDE, Wilson Bley Lipski.


Fonte: AEN

2 visualizações0 comentário
bottom of page