top of page
  • Foto do escritorJornal do Juvevê

Com caminhão-pipa, Prefeitura de Curitiba faz limpeza de calçadas do Centro todos os dias

“Aqui tem muita gente que faz xixi e outras coisas na calçada, fica um cheiro muito forte, ainda mais em dias quentes. Então, essa limpeza é muito importante para nós que circulamos aqui e para o comércio da região”, afirmou Osvaldo Tokasz



Todos os dias, incluindo sábados e domingos, a Prefeitura de Curitiba faz a limpeza das calçadas da região central da cidade, onde há grande circulação de pessoas, e nos chamados pontos de uso inadequado, utilizados por alguns para fazer necessidades fisiológicas. Os calçadões em frente a estabelecimentos comerciais, aos pontos de ônibus e à Catedral Basílica de Curitiba, na Praça Tiradentes, são limpos com água de reúso (não potável) e detergente todos os dias da semana.


A limpeza é feita com um caminhão-pipa com capacidade de 9 mil litros de água e por funcionários da Limpeza Pública, que esfregam as calçadas com vassourões. Esse é um exemplo do zelo que a Prefeitura de Curitiba tem pela limpeza na cidade.


Tudo limpo

Todas as manhãs, o jato forte de água que sai do caminhão-pipa e o sabão neutro limpam os pontos de ônibus na Travessa Nestor de Castro, no Centro.


O comerciante Adilson Martinho, 52, tem uma livraria religiosa anexa à Catedral Basílica de Curitiba e afirma que o trabalho do município é essencial para a região. “Graças a Deus o povo da Prefeitura capricha aqui na limpeza. O cheiro é muito forte e se não fosse essa limpeza especial, com jatos de água e sabão, não daria para aguentar o odor”, afirmou Martinho. 


Rotina diária

De acordo com o diretor de Limpeza Pública da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Edelcio Marques dos Reis, a limpeza especial dos calçadões é um serviço complementar ao trabalho manual de varrição.


“Já temos mapeados os locais com focos de uso inadequado, ou seja, utilizados pelas pessoas para fazer necessidades fisiológicas. São pontos que recebem a limpeza especial com desinfecção para remover esses detritos das calçadas”, explicou Reis. 


No Centro Histórico, o trabalho de limpeza no início da semana também é reforçado após a Feirinha do Largo da Ordem e as madrugadas que reúnem grandes quantidades de jovens em bares e casas nortunas da região.


Fonte: PMC

Foto: Hully Paiva/SMCS


2 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page