top of page
  • Foto do escritorJornal do Juvevê

Câmara aprova medidas para melhorar o transporte coletivo de Curitiba


O plenário da Câmara Municipal de Curitiba aprovou nesta semana duas sugestões ao Executivo, de autoria do vereador Dalton Borba (PDT), para prefeitura implementar mudanças no sistema do transporte coletivo municipal, com o objetivo de melhorar a qualidade dos serviços prestados aos cidadãos. O vereador explica que o intuito é tornar o transporte coletivo da capital mais mais atrativo e aumentar a contrapartida à população diante do reajuste da tarifa no início deste mês. “Se Curitiba está na linha de frente das smart cities, com serviços de conectividade por meio dos smartphones, pode oferecer tomadas USB para a população nos ônibus”, sugeriu o parlamentar.

Dalton Borba (PDT) requisitou também a ampliação da integração temporal dos ônibus da capital, para aumentar os pontos onde o cidadão pode fazer a baldeação ou troca entre os ônibus, terminais e estações tubo. “Temos 72 opções de integração temporal, mas em mais de 200 pontos ela não existe, dificultando a baldeação dos passageiros, que precisam pagar duas passagens por atravessar a rua, pois os ônibus estão um na frente do outro”, argumentou.


Segundo dados da URBS, que gerencia o transporte público municipal, Curitiba conta com 72 opções de integração temporal. As integrações temporais incluem troca de linhas em estações-tubo, entre pontos de ônibus, e ainda a conexão de terminais com Ruas da Cidadania e com o Mercado Municipal Capão Raso. O tempo de utilização varia de 5 minutos a 2 horas, conforme o local e o tipo de conexão. Os dados da URBS apontam que, no período de janeiro a maio de 2022 foram 210 mil utilizações de integrações temporais, 22% mais do que no mesmo período do ano passado. Os locais que concentraram maior número de integrações foram: Linha Verde, com 74,608 utilizações, seguida pelas Ruas da Cidadania, com 39.971, Interbairros I (30.368) e estação-tubo Santa Quitéria, com 26.599. De outro lado, apenas 8 estações tubos, das 337 da cidade, tem o sistema de integração, e por isso torna-se importante ampliar a integração temporal para os usuários, principalmente no que tange aos tubos de biarticulado dispostos por toda a capital.

9 visualizações0 comentário

コメント


bottom of page