top of page
  • Foto do escritorJornal do Juvevê

BRDE investe em obras de conservação externa do histórico Palacete dos Leões

Em 2022, o prédio completa 120 anos de construção. O casarão compõe o patrimônio sob a responsabilidade do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul e sedia o Espaço Cultural BRDE.


Com 120 anos de existência e reconhecido como Unidade de Interesse de Preservação (UIP) de Curitiba desde 1979, o Palacete dos Leões passa por obras de conservação externa, com previsão de conclusão até o fim deste ano. O casarão histórico compõe o patrimônio sob a responsabilidade do Banco Regional de Desenvolvimento do

Foto: BRDE

Extremo Sul e sedia o Espaço Cultural BRDE.


Mesmo durante as obras, o local está aberto ao público com a exposição “Pares”, do artista visual Eduardo Custódio, em cartaz até 18 de novembro, além de visitas guiadas e eventos corporativos. Nesta segunda-feira (31) o espaço recebeu estudantes de arquitetura da FAE, da disciplina de Restauro.


Sob responsabilidade de empresa paranaense especializada na restauração de edifícios históricos, o programa da obra prevê a recuperação dos revestimentos de alvenaria e superfície de elementos decorativos externos. O processo vai eliminar fissuras e desgastes, além de trazer de volta à fachada o azul claro médio nas paredes e o tom “concretina” (similar ao concreto) no cinza da ornamentação.


A pintura sofreu processo de desbotamento com a inevitável exposição constante ao sol desde o fim da última reforma em 2019.


“A escolha da cor é a partir de uma investigação histórica feita pelo arquiteto Jeferson Dantas Navolar em 2015/16. Estamos apenas renovando essa cor identificada como mais próxima da que originalmente foi aplicada ao palacete”, afirmou o membro da Comissão Cultural e gerente administrativo da agência do BRDE no Paraná, Sandro Hauser.


O responsável técnico da empresa que faz a obra, Roberto Martins, contou que a empresa também trabalhou nas intervenções ocorridas entre 2016 e 2019. “A primeira vez foi realmente um trabalho de restauração, e agora é mais de conservação para manter a edificação em bom estado”, disse o arquiteto.


“O projeto de nova pintura do Espaço Cultural BRDE representa a preocupação do banco com a comunidade, em tornar o lugar acessível para o conhecimento, a história da cidade e a interação com as diversas manifestações artísticas”, afirmou o presidente do BRDE, Wilson Bley Lipski.


TOMBAMENTOS E INTERVENÇÕES – Desde o processo de tombamento municipal no fim da década de 1970, o Palacete já passou por quatro grandes intervenções de restauro e conservação. A primeira foi em 1986/1987 sob responsabilidade da empresa IBM-Brasil que tinha adquirido a propriedade naquela época.


Depois, em 2000, uma nova intervenção ocorreu quando o edifício era propriedade do Instituto de Seguridade Social do BRDE (ISBRE) e estava em uso pela empresa Inepar.


Neste mesmo ano, foi iniciado o processo de tombamento em nível estadual do Palacete do Leões, que só ocorreu em 2003, aprovado por unanimidade pelo Conselho Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (CEPHA), após três anos de processo.


Em 2004, ainda de propriedade do ISBRE, ocorreu reforma a fim de atender a legislação de acessibilidade universal. Nesse mesmo ano, o Palacete passou a integrar o patrimônio do BRDE. E de 2016 a 2019 uma série de intervenções tiveram por objetivo recuperar os aspectos arquitetônicos originais. O pedido de tombamento em nível nacional foi protocolado no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em outubro de 2021 e está em tramitação.


VISITAS – Mesmo com a obra em andamento, a programação do Espaço Cultural BRDE será mantida nos próximos meses. Visitas de escolas e grupos são possíveis mediante consulta e agendamento pelo e-mail palacete@brde.com.br ou pelo telefone (41) 3219-8184. Além da exposição “PARES”, com entrada gratuita, o Espaço Cultural prepara visita guiada e conversa com o artista Eduardo Custódio, na quinta-feira (10) da semana que vem.


Serviço:

Exposição Pares – Eduardo Custódio

Período expositivo: Até 18 de novembro de 2022

De segunda a sexta, das 13h às 18h

Local: Espaço Cultural BRDE – Palacete dos Leões

Av. João Gualberto, 570 – Alto da Glória - Curitiba

Entrada gratuita

Agendamento pelo site: www.brde.com.br/palacete

Conversa com o artista Eduardo Custódio:

Data: 10 de novembro

Horário: 17h

Duração: 90 min

Inscrições pelo Sympla. (Vagas Limitadas).


Fonte: AEN

8 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page