Bares do nosso Juvevê
- Jornal do Juveve
- 18 de jul.
- 3 min de leitura
Em nosso Juvevê, na Avenida João Gualberto tem três bares, um ao lado do outro, cada qual com suas peculiaridades e seus clientes fiéis. Aquaryus, Pastelaria Juvevê e Bar Luzitano. Nesses bares os assuntos são variados: política, futebol, coisas que aconteceram no dia e lógico alguns falam mal dos outros também.

Bar Luzitano
Na década de 50, o português Arão da Costa Cardoso chegou ao Brasil, junto com sua esposa Ana Joaquina. Ele começou a trabalhar no bar Lisboa, no centro da cidade e em 1962 abriu seu próprio bar. O Luzitano.
Teresinha Cardoso, filha do casal Arão e Ana Joaquina, administra o bar desde a morte de seus pais e nos conta: “os nossos clientes mais antigos são Pedro Alves (30 anos) falecido, Elias Abrão (25 anos) e Pedro Domingos do Prado que também foi nosso funcionário de 1982 até 1998 (Pedrinho falecido).”
Outra característica do bar Luzitano é a dobradinha (bucho) que é feita pela Teresinha, toda quarta feira e nas sextas feiras tem a carne de onça. Flávio Stege, filho da Teresinha ajuda sua mãe no bar.
Bernardo Taborda Ribas que é cliente há mais de 20 anos declarou que gosta muito do Bar Luzitano: “conheci seu Cardoso, fundador do bar e fiz bons amigos aqui.”
Avenida João Gualberto 1837
3022 2466
Lanchonete Aquaryus
No final de 1992 início de 1993 o casal Dionisio e Beth compraram uma lotérica, a qual virou loja que vendia peças de gesso para pinturas e por fim virou a lanchonete Aquaryus.
No ano de 1995, o cinto de segurança nos carros tornou-se obrigatório, logico que a piada veio no bar. Os frequentadores mais assíduos diziam que deveria haver cintos também nos bares, para evitar acidente com bêbados. Outra curiosidade na lanchonete é um lugar especial que tem uma placa escrita “Cantinho do Doutor Daniel”, Doutor Daniel era um promotor público que sentava sempre à mesma mesa.
“Ele era uma pessoa incrível, um coração enorme” revela Ademir de Lara
No ano de 2022 o bar Aquaryus foi palco de um grande sucesso “Acorda Pedrinho”, uma canção da banda de pop rock brasileira Jovem Dionisio.
Dos clientes mais antigos temos Gilberto Pires que é cliente há 40 anos e Claudio Gete da Silva há 10 anos frequenta o Aquaryus.
Das especialidades que é o carro chefe da casa podemos citar: a batida de maracujá, o X tudo e os espetinhos de coração, carne e queijo.
Avenida João Gualberto 1797 e 1795
99611 0719
Pastelaria Juvevê
No ano de 1947 o proprietário era o seu Luizinho, os anos foram passando e chegou em 1982, quando vendeu o Bar para Ricardo Tokio Doi.
Há 42 anos dono da pastelaria Juvevê, Ricardo é casado com Massako, que tem a pastelaria ao lado, onde era a Tendinha.
Duas curiosidades, uma delas é que Ricardo tem uma lista, já amarelada, dos seus clientes que já faleceram, nesta lista já tem aproximadamente 250 falecidos, com seus nomes, apelido e profissão.
E se você precisar de o telefone de algum comércio do bairro, o Ricardo tem, marceneiro, mecânico, eletricista, tudo isso está anotado na porta do balcão frigorifico de seu estabelecimento.
Ricardo comenta: “meus clientes mais antigos são Jaci Norival Cruz (desde 1983), João Moraes (João Barba) desde 1983 e Vitor Coelho (desde 1985).
Outro atrativo na Pastelaria Juvevê são os quitutes: Tilápia, Quibe cru, Moela, Tulipa, Coxinha da Asa e se alguém pedir para o dono do bar uma ´” Água de Valeta”, “Globo da Morte”, “Maria Mole” ou “Vera Fischer” ele já sabe do que se trata.
A pessoa que pediu “Água de Valeta” estava pedindo Underberg com soda e limão, “Globo da Morte” ela estava querendo comer um quibe com ovo, “Maria mole” ela estava querendo tomar um conhaque com Martini e se alguém pedir “Vera Fischer” ele está pedindo uma coxa sobrecoxa.
Avenida João Gualberto 1817
3253 0838
3254 4239




Comentários