Afetos desafetuosos.
Quem vem ao Bar do Dionísio por volta das 7:30h da noite e não conhece os frequentadores e o dono do bar pode achar que a encrenca está armada. É que nesse horário costuma chegar ao recinto mais um discípulo de Baco conhecido como Figura, mais um predestinado, seu nome Luiz Carlos Figura, que realmente é... uma figura.
Figura, 50 e poucos anos, magro, alto, vaidoso, sempre com cabelo bem cortado e barba bem feita, jeans e camiseta, que fala alto, que não gosta de aglomerações, rosto largo e óculos que lhe deram o apelido de “cara de feneme”. ( os mais jovens que pesquisem o caminhão produzido pela FNM Fábrica Nacional de Motores antigamente.)
Pois bem, mal o Figura dobra a esquina e a cerveja já está servida no balcão a sua espera, o apreço que Dionísio tem pelo Figura é tão intenso quanto o que Figura tem pelo Dionísio.
Mas voltando às 7:30h da noite, quando há a troca de turno entre os adeptos que fazem o happy hour após o trabalho e seguem às suas casas e os assíduos frequentadores que vem pra sinuca ou boêmia, nesse momento costuma haver um certo sossego, até que... o Figura dobra a esquina.
Figura põe defeito no atendimento, reclama da música que está tocando, pede um trapo pra limpar o balcão, suspeita da conta, embora quase sempre, o consumo é o mesmo, se tem sopa servida “de grátis” pelo Dionísio e cozida pela Bete, que tem uma mão incrível na cozinha, reclama do sal, enfim, haja paciência!
Dionísio retruca, manda beber em outro boteco, manda ouvir música em casa, manda usar a cueca pra limpar o balcão, ameaça tirar o prato de sopa, chama de cabeção, parece que está no limite.
Quem já os conhece ri das provocações de ambos os lados, desavisados, porém, podem achar que a porrada vai comer solta.
Paga a conta com todo o cerimonial, Figura dá boa noite e se retira, Dionísio exclama “Esse Figura não tem jeito, mesmo!”
Mas quando Dionísio ficou doente foi Figura um dos que mais se preocupou, querendo saber noticias a todo momento, e se você estiver no bar as 19:40h e o figura ainda não apareceu vai ouvir o Dionísio perguntar: “Por que será que o Figura não veio ainda?
Assim são esses meninos que já passaram dos 50 anos, que não se amam e nem se largam, cheios de afeto e que são desafetuosos “ de brincadeira”. Assim passam-se os dias no templo de Baco.
Antes de escrever este texto consultei a figura ou o Figura sobre cita-lo, ele consentiu desde que eu não falasse inverdades. Pois bem, está aí um texto que tenta mostrar o que eles sentem de verdade.
Watson
Comentarios