top of page
  • Foto do escritorJornal do Juvevê

Aniversário de quatro anos da Casa Eliseu Voronkoff



A Casa Eliseu Voronkoff, Centro Cultural independente localizado em Araucária - PR, completa quatro anos de existência em tempos difíceis para a cultura e tendo vivido dois deles durante a pandemia.


Idealizado por Ana Paula Frazão, Paulo Diniz e Robledo de Deus, o espaço foi inaugurado em 2018 e ganhou o nome de Eliseu Voronkoff, artista assassinado em 2003. Eles viram na criação do Centro Cultural uma possibilidade de homenagear o professor, amigo e artista, garantindo assim também a permanência de seu nome na memória da cidade.


A Casa, que também abriga uma escola de artes, desenvolve inúmeros projetos buscando o fomento e a divulgação de artistas locais e a troca com produtores de outros lugares do Brasil.


Com uma programação intensa, que foi mantida mesmo durante a pandemia, o espaço atrai muitos colaboradores, que ajudam até mesmo a manter bolsistas em seus cursos permanentes de teatro, dança moderna, dança cigana, desenho e pintura acrílica, por meio de financiamento coletivo. Há ainda um projeto de dança e empoderamento feminino, o



Desafia.

O Centro Cultural, hoje gerido por Ana Paula Frazão e Bruno Frazão, já trouxe a Araucária inúmeras exposições de artes visuais, uma mostra com nove dias de duração, parte da programação do Fringe, do Festival de Teatro de Curitiba de 2019, realizou duas edições do Festival Villas de Teatro de Bonecos, uma delas com patrocínio do Programa de Fomento e Incentivo à Cultura do Estado do Paraná - Profice, com apoio da Copel, realizou duas Festas do Rap, em parceria com o Coletivo Nóis por Nóis, além da produção do Festival de Arte e Gastronomia de Araucária, que chega neste ano a sua 5ª edição.


Em sua produção mais recente, realizou a edição local do Fest na Rua, mostra também do Festival de Teatro de Curitiba.


Em sua programação mensal estão lives sobre cultura, em parceria com o videomaker Everson Santos; sobre sexualidade humana, com a sexóloga Thaís Valentini; rodas de leitura; bibliotecas livres; contações de histórias, em parceria com Jacqueli Carteri, da página Capitu lê; um projeto que envolve literatura e trabalhos manuais, com Nayamim Moscal; e um Cineclube chamado Gengibirra, de Jhonny Castro e Michele Cas.


A iniciativa, que exemplifica bem as possibilidades para a economia da cultura e economia solidária, sobreviveu à pandemia com o apoio financeiro de pessoas físicas, que acreditam no potencial da cultura como agente de transformação, com prêmios recebidos de editais como o Respirarte, da Funarte, e Cultura Feita Em Casa, da Superintendência de Cultura do Estado do Paraná, e com a Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc, que destinou recursos para espaços culturais e artistas.


Para comemorar tantas conquistas e todo o trabalho desenvolvido ao logo desses quatro anos, a Casa Eliseu Voronkoff realizará uma festa com palco aberto, para alunos, amigos e artistas da cidade, com solos de qualquer linguagem artística, no dia 24 de abril, domingo, a partir das 15h, com entrada gratuita. E para fechar o dia e as comemorações, às 19h, o Centro Cultural recebe o espetáculo Doce², da Cia Ká, de Curitiba. Os ingressos para o espetáculo já estão à venda pelo Sympla, em: https://www.sympla.com.br/doce---cia-ka__1550314



Serviço

Festa de Aniversário da Casa Eliseu Voronkoff

Dia 24 de abril, a partir das 15h

Entrada Gratuita

Espetáculo Doce², da Cia Ká

Dia 24 de abril, às 19h

Ingressos: R$20,00 e 10,00

Pelo Sympla: https://www.sympla.com.br/doce---cia-ka__1550314


Casa Eliseu Voronkoff

Rua Julieta Vidal Ozório, 413 - Centro

Araucária - PR CEP 83702-060

Telefone: 41 3031 5355

Whatsapp: 41 99850 6246

casaeliseuvoronkoff@outlook.com

www.casaeliseuvoronkoff.com.br


33 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page