top of page
  • Foto do escritorJornal do Juvevê

Amizade


Olá, caros leitores!


Hoje vamos bater um papo sobre amizade, palavra que tem sua origem no latim amicitia, originada a partir do termo amicus que significa amigo na tradução para o português. Em grego, Philia engloba a lealdade, a família e a comunidade e pode ser usada também para caracterizar o amor. No dicionário Online, o substantivo feminino amizade denota relação de afeto, de carinho, de estima e dedicação entre duas pessoas, sendo esses sentimentos recíprocos.


Na concepção do filósofo Aristóteles “o homem é por natureza, um animal social que está inclinado a viver na companhia de outros”. Em Ética a Nicômaco, apresentou ao leitor uma teoria segundo a qual a classificação das amizades seria por utilidade, por prazer e por virtude. Em uma amizade por interesse ou utilidade o foco é a satisfação de necessidades pessoais dos envolvidos, isto é, os benefícios alcançados. A amizade por prazer em sentido amplo, se mantém enquanto há o deleite ou a satisfação, por exemplo, a pessoa acha interessante estar próximo de alguém que tem um bom astral. Enquanto na amizade por valores virtuosos pode-se afirmar que os envolvidos não visam o interesse ou o prazer, mas uma relação construtiva e não egoísta, sendo esse o tipo mais raro e duradouro, a verdadeira amizade. Para Aristóteles, todas elas têm seu valor e podem ser a sua própria maneira benéficas.


Na atualidade, a amizade foi tema de diversos estudos e especialmente a Universidade de Harvard, comprovou com “Study of Adult Development” que uma vida feliz é uma vida compartilhada. O Dr. Robert Waldinger, diretor do projeto, assegura: "A conexão pessoal cria estimulação mental e emocional, e essas coisas são estimulantes automáticos do humor, enquanto o isolamento é um destruidor do humor.” Referida pesquisa é o maior estudo longitudinal já realizado e nos mostra a partir dessa análise o quanto as ligações sociais afetam tanto física, como psicologicamente quem tem amigos e favorece significativamente a qualidade de vida das pessoas.


As amizades assumem importância em todas as fases do desenvolvimento humano e os benefícios vão muito além do que podemos imaginar. Pode-se afirmar que o afeto entre amigos vai liberar ocitocina em contraposição a adrenalina, reduzindo significativamente o estresse, o risco de depressão, melhorando a saúde cardiovascular, ajudando a aumentar a acuidade mental e aumentando a longevidade. Uma amizade pode significar fonte de felicidade e bem estar, propiciar suporte social e emocional em momentos bons ou ruins e permitir um grande aprendizado no que tange a habilidades necessárias para manter relações interpessoais. E há benefícios também no trabalho, conforme pesquisa realizada pela Universidade de Warwick no Reino Unido, a qual comprovou que ter amigos no ambiente profissional torna a pessoa 50% mais satisfeita com o que faz e aumentando consideravelmente a produtividade.


Os amigos são verdadeiros presentes que recebemos nesta existência e poder compartilhar os bons momentos e também as dores com alguém que nos compreende, nos possibilita perceber que a vida pode ser mais mais leve e também melhor aproveitada ao termos como companhia uma boa e fiel amizade.


Um sentimento tão sublime serviu como fonte de inspiração para inúmeras composições e poesias, de maneira que finalizo deixando você leitor, com as palavras do grande poeta, jornalista e escritor Mário Quintana:


"amizade é um amor que nunca morre”.


Obrigada por acompanhar o Jornal do Juvevê e a coluna de Psicologia Vida Plena Psi, até a próxima.


Cláudia Ducci Hartmann

Psicóloga CRP 08/37672

duccihartmann@gmail.com

@claudia.duccihart


fontes:





184 visualizações9 comentários

Posts recentes

Ver tudo

Autismo

9 Comments


Guest
Feb 13, 2023

Um assunto de relevância que no coleguismo profissional é muito importante e dizer que quem trabalha ao redor de fortes e sinceras amizades produz muito mais e terá melhoria total da felicidade.


Like

Guest
Feb 13, 2023

Muito interessante! É ótimo ver esse diálogo dos mestres filósofos da Antiguidade com pesquisas empíricas recentes. Excelente texto!

Like

Guest
Feb 13, 2023

Texto excelente. Realmente, a amizade traz diversos benefícios à saúde mental e até mesmo, física!

Like

Guest
Feb 13, 2023

Muito interessante!!!

Like

Guest
Feb 13, 2023

Linda reflexão!! A amizade é o tesouro que levamos ao céu.

Like
bottom of page