top of page
  • Foto do escritorJornal do Juvevê

ACP celebra o Dia do Comerciante com homenagem a empresários




Como parte das comemorações para o Dia do Comerciante (16 de julho), a Associação Comercial do Paraná – ACP homenageou nesta quinta-feira (13) empresários que se destacaram no último ano para o desenvolvimento do comércio do estado. Foram homenageados o Grupo Barigui na categoria Pioneirismo e Tradição; Cris Alessi, na categoria Inovação; e Agropratinha S/A, na categoria Contribuição ao Desenvolvimento Socioeconômico do Paraná.


O reconhecimento é uma tradição da casa e os homenageados são escolhidos com base nos valores que fazem parte do legado do Barão do Serro Azul, patrono do comércio no Paraná e fundador da entidade. “O dia do comerciante é sempre um dia comemorado pela gratidão que a ACP com os seus associados e todos aqueles que fazem parte dessa atividade que é muito nobre para a vida de uma sociedade. Neste sentido, os homenageados são pessoas inspiradoras e que representam um trabalho bem-feito entre os líderes e liderados. O nosso papel é reconhecer para estimular de maneira positiva os demais empresários para que nós tenhamos, a cada ano, resultados melhores”, disse o presidente da entidade, Antonio Gilberto Deggerone.


Reconhecido na categoria Pioneirismo e Tradição, o empresário Felix Bordin, que representou o Grupo Barigüi, destacou a importância da persistência no empreendedorismo.


“Estou emocionado em receber essa homenagem a um grupo que começou há 30 anos com a persistência que a gente deve ter nos nossos objetivos de negócios. Nós montamos a Barigui Veículos Limitada em 1986, e como uma família descendentes de italianos, nosso objetivo era ter uma concessionária da FIAT, mas em Curitiba não se podia ter outro revendedor. Mesmo assim, nós persistimos até que, em 1991, a FIAT deu mais uma concessão para a cidade e nós fomos apresentados ao presidente da FIAT Brasil como a revenda da persistência porque ficamos cinco anos tentando obter a concessão que deu início a tudo o que representamos hoje”, disse.


Já Cris Alessi, homenageada na categoria inovação reforçou que o reconhecimento é uma consequência do trabalho feito nos últimos anos em equipe e em conjunto com a prefeitura de Curitiba. “A inovação é um esforço coletivo, ela não acontece individualmente. Então essa homenagem não é só para a Cris Alessi, mas para todo ecossistema e um time que me apoiou durante todos os anos neste trabalho pela cidade e pelos empreendedores de Curitiba, pelo desenvolvimento econômico, social e cultural que é o que a inovação faz, ela não deixa ninguém parado. Eu fico muito grata e honrada pela ACP me proporcionar esta homenagem”, disse.


Para Paulo Pratinha, representante do Grupo Agropratinha, dos sucos Prats, homenageado na categoria Contribuição ao Desenvolvimento Socioeconômico, o dia de hoje é também um reconhecimento do Agronegócio Brasileiro. “Eu acho muito importante que o interior do Paraná está representado aqui por nós e é um reconhecimento da cadeia da produção agrícola que é tão pujante. A cada garrafa que a gente faz, a cada produto que a gente embala temos a tarefa de trazer aos senhores, consumidores, a mesma sensação que se tem ao pegar uma laranja do pé e fazer o próprio suco. Então, está aí a nossa persistência e a nossa inovação de trazer o sentimento de levar um pouco da gente para a casa de todos vocês”, reforçou o homenageado.


Acompanhou a entrega das homenagens o vice-governador do Paraná e presidente da Fecomércio, Darci Piana, que destacou a força do comércio no estado. “Estar aqui hoje na homenagem que a ACP está fazendo é uma alegria imensa. O comércio é o setor que mais contrata gente, o que reforça a nossa responsabilidade, principalmente na naquilo que é mais importante: ter um trabalho digno e de respeito para levar o pão e a educação para os nossos filhos”, destacou.


Estiveram presentes na cerimônia o Deputado Estadual, Ney Leprevost; presidente da Câmara Municipal de Curitiba, Marcelo Fachinello; a Administradora da Regional da Matriz (representando o Prefeito de Curitiba, Rafael Greca), Rafael Lupion; os vereadores, Indiara Barbosa, João da 5 Irmãos, Márcio Barros, Tico Kuzma, Herivelto Oliveira, Serginho do Posto, Sabino Picolo e Mauro Bobato; o presidente da Junta Comercial do Paraná, Marcos Sebastião Rigoni de Mello; o presidente do Instituto de Engenharia do Paraná – IEP, José Carlos Dias Lopes da Conceição; o superintendente da Ocepar, Nelson Costa; a presidente do IRIP, Maristela Parigot; entre outras autoridades, ex-presidentes e vice-presidentes da ACP.



Conheça os homenageados:


Grupo Barigüi – Felix Bordin: Homenageado na categoria “Pioneirismo e Inovação”, o Grupo é o maior revendedor de automóveis do Sul do Brasil e acumula sua história a venda de mais de um milhão de veículos. A vocação empresarial do Grupo Barigüi também pode ser expressa no propósito de transformar a vida das pessoas, por isso, criou o Instituto Barigüi, que desenvolve programas gratuitos de educação profissional para jovens e pessoas com deficiência, além de investimentos em processos de gestão ambiental. Também é criador do Banco Bari, um banco digital que tem o propósito de mudar a relação que o brasileiro tem com seu dinheiro, com soluções completas de conta, crédito e investimentos.


Ana Cristina Martins Alessi: Homenageada na categoria “Inovação”, Cris Alessi éConsultora de Inovação e Transformação Digital, Palestrante, Conselheira, Investidora Anjo, Escritora, Professora e Mentora de startups. É Ex-Presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação e do Conselho Municipal de Inovação. Co-fundou e presidiu o Fórum InovaCidades, ligado à Frente Nacional de Prefeitos e é membro do Conselho de Mulheres na Tecnologia.


Agropratinha – Paulo Pratinha: Homenageado na categoria “Contribuição ao Desenvolvimento Socioeconômico do Paraná”, o grupo Agropatinha produz e comercializa sucos naturais PRATS, reconhecidos por sua alta qualidade e feitos com frutas frescas e sem adição de açúcar, conservantes ou corantes. A empresa foi fundada em 2012 pela família Pratinha, que tinha o sonho de oferecer uma bebida saudável e saborosa para o mercado brasileiro. A diretoria empresa é composta por três membros: Paulo, responsável pela gestão estratégica e industrial; Gilberto, responsável pela produção da matéria-prima, comercial e marketing e Samuel, responsável pela produção e setor agrícola.


Fotos: Gian Galani

10 visualizações0 comentário

Comentários


bottom of page