8º Setembro Cigano na Casa Eliseu Voronkoff
- Jornal do Juveve
- 10 de set.
- 2 min de leitura

No dia 23 de setembro é comemorado o Dia do Cigano no Paraná e desde de sua inauguração a Casa Eliseu Voronkoff, centro cultural independente localizado em Araucária, dedica o mês a celebrar a cultura dos Povos Ciganos. A Casa, que oferece aulas de Dança Cigana, realiza o mês temático também com a intenção de informar a população geral e, assim, combater o preconceito contra a etnia Cigana. Em sua 8ª edição, o Setembro Cigano tem programação tanto online, quanto presencial. Nas redes sociais da Casa Eliseu Voronkoff é possível conferir uma contação de histórias dividida em 4 episódios, que narra a aventura do menino Nuno e sua Sopa de Pedra. Uma homenagem a Cláudio Iovanovitchi responsável pela pesquisa, ao lado de sua companheira Neiva, que originou o livro Zumi Barreshti – Sopa de Pedra, de Paula Giannini e ilustrações de Fil Felix. Cláudio, gigante militante pelos direitos dos Povos Ciganos, faleceu em 2025. E ainda, uma entrevista com Hayanne Iovanovitchi, sobre o Museu de Memórias da Imigração Cigana em Curitiba.
Presencialmente acontece a exposição Olhares Ciganos, com registros de Juliana Poly, da Oficina de Audiovisual realizada em acampamento cigano, localizado em São José dos Pinhais, em 2024. A exposição ocupa o saguão da Câmara Municipal de Araucária, de 08 a 30 de setembro. E no dia 28 de setembro, a partir das 14h, acontece a 8ª Caravana – Mostra de Dança Cigana da Casa Eliseu Voronkoff. As inscrições já estão abertas, são para solos, duos, trios e grupos, e seguem até o dia 25 de setembro. Para participar basta acessar o link:
Durante todo o mês de setembro o centro cultural está recebendo doções de alimentos não perecíveis, materiais de limpeza e higiene pessoal, fraldas e leite. As arrecadações serão encaminhadas a acampamentos ciganos.
O Setembro Cigano na Casa Eliseu Voronkoff é uma parceria com a Agente Territorial de Cultura, Ana Paula Frazão, a Confederação Brasileira Cigana, Leonardo Costa Kwiek, Nardi Casanova, Marisa da Silva Galvão, Weverton Passos e o Grupo Lien Gitan, Zoriane Cris e Lucio Suriani. E tem o apoio do Estúdio Bunker Cultural, BadRec Audiovisual e da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.
Serviço:
Exposição Olhares Ciganos, de Juliana Poly
De 08 a 30 de setembro, na Câmara Municipal de Araucária
R. Irmã Elizabeth Werka, 55 - Estação, Araucária – PR
8ª Caravana – Mostra de Dança Cigana da Casa Eliseu Voronkoff
28 de setembro, a partir das 14h, na Casa Eliseu Voronkoff
R. Julieta Vidal Ozório, 413 – Centro, Araucária - PR
Inscrições de 05 a 25 de setembro, em: https://forms.gle/6GUcuzrSKbUbxWAMA
Programação online: https://www.instagram.com/casaeliseu/
Informações: 41 3031 5355 – 41 99850 6246




Comentários