top of page
  • Foto do escritorJornal do Juvevê

7ª Mostra Espetacular ocupa Curitiba com o melhor da arte para crianças

No início de setembro a capital paranaense vai virar um grande palco para receber artistas nacionais e internacionais com atrações em diversas linguagens que vão levar as crianças e famílias a experiências artísticas espetaculares, todas gratuitas.



No feriado prolongado da independência, Curitiba é destino certo para viajar no universo lúdico e inspirador das artes com a 7ª edição da Espetacular – Mostra Internacional de Artes para Crianças. Linguagens artísticas como teatro, circo, dança, música, artes visuais e literatura fazem parte da programação gratuita, que vai ocupar diferentes espaços culturais da cidade, de 7 a 17 de setembro. A abertura acontece no Teatro Guairinha com o espetáculo do Projeto Gompa, de Porto Alegre, Franquinh@ “Uma História em Pedacinhos”.


Após dois anos de pandemia, quando a produtora cultural e diretora do projeto, Michele Menezes e sua equipe da Pró Cult, tiveram que reinventar o diálogo com o público em edições totalmente inovadoras com as versões online e pocket, a 7ª edição da Mostra Espetacular chega em 2023 como uma grande celebração aos encontros e às experiências que só o presencial proporciona, ocupando locais diversos: Guairinha, Teatro Sesi Portão, Teatro Cleon Jacques, Memorial de Curitiba, Sesi Paula Gomes. “A proposta desta edição é oferecer ao público uma programação extensa e intensa, experiências espetaculares, para crianças e também para adultos, em diversos espaços da cidade”, afirma Michele.


A cada ano a Mostra Espetacular ganha mais corpo, como uma criança de sete anos que se encanta e entusiasma com a simplicidade da arte. Para Michele, a arte tem o poder de criar sensações impactantes, permanentes através de coisas muito simples. “Espetacular não precisa ser algo grandioso de tamanho. A grandiosidade está no poder de encantamento, do que fica na memória. Além disso, depois de dois anos longe dos rostinhos e sorrisos do nosso público, nos reencontrarmos presencialmente é o que torna realmente gigante a proposta”.


Nesta edição, serão mais de 10 atrações, em mais de 20 apresentações, cuidadosamente selecionadas pelas curadoras Michele Menezes e Bebê de Soares para promover no público infantil um interesse especial pela arte e suas diversas formas de manifestação. Para Bebê, as artes proporcionam às crianças que vivem nas cidades uma série de benefícios, incluindo a criatividade, as capacidades de comunicação, a confiança, o trabalho em equipe, a consciência cultural, o pensamento crítico, a inteligência emocional e a participação na comunidade. “As crianças que frequentam eventos como a Mostra Espetacular contribuem para a vitalidade cultural da cidade e envolvem-se com a comunidade local, promovendo a coesão social”, completa.


Parte da programação foi realizada com recursos do programa de apoio e incentivo à cultura – Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal de Curitiba, através do Edital Difusão em Teatro.


A programação completa está no site oficial da Espetacular: www.mostraespetacular.com.br e também no instagram: @mostraespetacular.


SERVIÇO E PROGRAMAÇÃO


Espetacular - 7ª Mostra Internacional de Artes para Crianças

Data: 7 a 17 de setembro 2023


  • Todas atrações gratuitas

  • A bilheteria abre 1 hora antes de cada espetáculo.

  • Reservas podem ser efetuadas pelo Sympla (com retirada do ingresso até 30 minutos antes de cada atração).

  • 50% dos ingressos serão distribuídos na bilheteria, 30 minutos antes de cada atração (sujeito à lotação)


* Nos dias 13, 14 e 15 os espetáculos serão direcionados a escolas. Ingressos remanescentes serão distribuídos 30 minutos antes.



ABERTURA

Dia: 07/09 16h

Local: Teatro Guairinha

Peça: Franquinh@ - Uma História em Pedacinhos


PROGRAMAÇÃO:


FRANQUINH@ - UMA HISTÓRIA EM PEDACINHOS (PROJETO GOMPA / PORTO ALEGRE RS)


Dias: 07 E 08/09 - 16h

Local: Teatro Guairinha


O coletivo Projeto GOMPA apresenta FRANKINH@ - Uma história em pedacinhos, vencedor do Prêmio SESC de Artes Cênicas. O espetáculo para crianças e adolescentes é inspirado nas personagens e situações da obra Frankenstein, de Mary Shelley.

Esta história, que já é um clássico entre diferentes gerações, funciona aqui como ponto de partida para falar de infância, crescimento, perda, isolamento, bullying, amizade, autoestima, criatividade e aceitação de si mesmo e dos outros.

A história é contada por meio de narração, teatro, dança, artes visuais e trilha sonora original, reinventando a primeira obra literária de ficção científica. A peça coloca a arte em diálogo com a ciência, a biologia, a literatura e a física, despertando o imaginário da criança e sua capacidade criativa.

Este espetáculo é patrocinado pela Arcelor Mittal através do edital Diversão em Cena.



OFICINA DE ARTES INTEGRADAS PARA CRIANÇAS


Dia: 08/09

Horário: 10h30 às 12h

Local: SESI Paula Gomes


Ministrantes: Camila Bauer, Fabiane Severo, Liane Venturella e Thiago Ruffoni (Projeto Gompa / Porto Alegre)


Com exercícios práticos de composição que enfatizam a ludicidade do gênero dramático por meio de jogos que propõem a fusão de diferentes formas de arte, a oficina, ministrada pelo elenco e direção do espetáculo Frankinh@, pretende estimular a criatividade das crianças através do teatro, da dança e da contação de histórias.


Público-alvo: crianças de 6 a 9 anos.


“UNSEEN WORLD PARA CRIANÇAS CEGAS OU COM BAIXA VISÃO” (DANSEMA DANCE THEATER / LITUÂNIA)


Dia: 09/09

Horário: 15h

Local: Sesi Paula Gomes


Ver o mundo com a mão e o coração. Sentir a dança respirando e tocando. Manter distância segurando e abraçando. A apresentação de dança inclusiva “UNSEEN WORLD” convida as crianças a se tornarem participantes ativos e, junto com dois dançarinos, explorarem e perceberem a dança sem instruções verbais.

O projeto vem ao Brasil com o apoio financeiro do Conselho Lituano da Cultura e da cidade de Vilnius.

Público alvo: Crianças de 1 a 8 anos.



“UNSEEN WORLD PARA BEBÊS” - (DANSEMA DANCE THEATER / LITUÂNIA)


Dia: 09/09

Horário: 17h

Local: Sesi Paula Gomes


"Unseen world" é repleta de vários movimentos, cores e superfícies que despertam os sentidos dos bebês e desenvolvem sua capacidade de perceber detalhes, conectá-los ao todo e reagir criativamente às ideias propostas pelos bailarinos. A performance convida as crianças a se tornarem participantes ativos da ação e deixa os pequenos livres para decidirem quando e como gostariam de participar.


Público alvo: bebês de 06 a 18 meses



ASSITEJ INTERNACIONAL SESSIONS / INTERNACIONALIZE A SUA PRÁTICA (ARTES CÊNICAS)


Dia: 10/09

Horário: 10h às 12h

Local: Ave Lola Espaço de Criação

ENCONTRO COM ANA ROSA TEZZA (AVE LOLA/BRASIL), MICHELE DHALLÚ (CARRE BLANC CIE/FRANÇA) E BIRUTE BANEVÍCIUTE (DANSEMA/LITUÂNIA). MODERAÇÃO: BEBÊ DE SOARES (Vice Presidente da ASSITEJ Internacional/ Amazonas Network - Produtora Criativa/ T4Garoupas - Diretora Artística).

A ASSITEJ Internacional (Associação Internacional de Teatro para a Infância e Juventude) organiza no mundo todo sessões dirigidas a profissionais do setor com o objetivo comum de internacionalizar a sua prática profissional e artística. O objetivo é a aprendizagem entre pares, com profissionais mais experientes a partilharem as suas ideias e pontos de vista. As sessões incluem palestras e mesas redondas sobre estratégias, conhecimentos e desafios na abordagem das digressões internacionais.

Este encontro tem como tema a co-criação e o intercâmbio artístico em projetos internacionais de artes cênicas.

PÚBLICO ALVO: Artistas (profissionais e amadores) e estudantes de artes cênicas.


HOJE GODOT NÃO VEM (CARAVAN MASCHERA / ITÁLIA, FRANÇA, BRASIL)


Dia: 10/09

Horário: 15h

Local: Teatro SESI Portão


Em um lugar incerto, acompanhados de nada, se não de uma árvore, encontram-se duas crianças que ficam à espera de Godot. Quem é Godot? O que é Godot? Certezas e noção do tempo se dissolvem, ali. Imagens poéticas, cinema Stop Motion e bonecos inspirados em quadros de René Magritte criam fantasias e intuições sobre questões profundas da vida, da infância e do ato de tornar-se adulto. Diversos bonecos de técnica variada e de tamanhos que se alteram de 0,5 metro à 2,5 metros de altura aparecem para encantar o imaginário infantil de forma sutil e introspectiva. Em um tempo suspenso, que se repete sempre, os protagonistas Didi e Juju passam os dias tentando preencher o silêncio da espera com perguntas delicadas e criando hipóteses de tom lírico e fantasioso para perguntas sem respostas.


O texto de Beckett é transcendido com poesia e graciosidade para o público jovem, sem abandonar sua qualidade filosófica




NO ARMÁRIO NÃO CABE NINGUÉM (GPETI/ CURITIBA PR)


Dia: 13/09 - 09h30 / 14h para escolas

Local: Teatro Londrina - Memorial de Curitiba (Escolas)

Com bonecos e objetos manipulados, conta-se a história de Pi e Tatá, dois monstros que vivem, juntos, rotinas repetitivas e tediosas, até que um dia uma enorme tempestade traz ao Vale dos Monstros uma criatura desconhecida. Permeado de muita diversão e ludicidade, o espetáculo promove diálogos e reflexões sobre tolerância e a convivência com a diferença.

Espetáculo realizado através do Edital Difusão em Teatro, da Fundação Cultural de Curitiba.


PROJETO REALIZADO COM RECURSOS DO PROGRAMA DE APOIO E INCENTIVO À CULTURA – FUNDAÇÃO CULTURAL DE CURITIBA E DA PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA.



CIRCO DA MADAME VIRGULINA (MADAME VIRGULINA/ CURITIBA PR)


Dia: 14/09 - 9:30 e 14h para escolas

Local: Teatro Londrina - Memorial de Curitiba


Madame Virgulina queria tanto participar de um grande espetáculo que criou seu próprio circo. No seu show realiza números de destreza como: mágica, malabares e equilíbrio. O público, peça chave fundamental para seu sucesso, se torna seu fã clube (sem ao menos saber disso). Então se você for assistir, leva um cartaz ou pede um autógrafo, isso ajuda a autoestima da Madame. Espetáculo realizado através do Edital Difusão em Teatro, da Fundação Cultural de Curitiba.


PROJETO REALIZADO COM RECURSOS DO PROGRAMA DE APOIO E INCENTIVO À CULTURA – FUNDAÇÃO CULTURAL DE CURITIBA E DA PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA.




INCONCERTINA (PALHAÇO RITALINO/ LONDRINA PR)


Dia: 15/09 - 09h30 e 14h par escolas e 19h para público espontâneo

Local: Teatro Londrina - Memorial de Curitiba


O palhaço Ritalino, munido de sua sanfona, realizará um concerto. Mas as coisas não saem como o esperado e Ritalino iniciará uma saga para vencer os obstáculos que surgem. O palhaço vive uma batalha que envolve partituras e bombas, melodia e marreta, o trágico e o cômico. Mesmo com a aparente falta de sorte, ele realiza um concerto emocionante, levando a plateia ao riso e ao mundo dos sonhos. Espetáculo realizado através do Edital Difusão em Teatro, da Fundação Cultural de Curitiba.


PROJETO REALIZADO COM RECURSOS DO PROGRAMA DE APOIO E INCENTIVO À CULTURA – FUNDAÇÃO CULTURAL DE CURITIBA E DA PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA.



MOTHER EARTH – UM ENCONTRO SOBRE A SUSTENTABILIDADE DOS PROJETOS DE COLABORAÇÃO INTERNACIONAL

Dia: 15/09

Horário: 17h às 18h

Local: Teatro Londrina (Memorial de Curitiba)


A motherEarth international é um projeto @ThisEgg criado por equipes em 8 paises. É uma série de filmes de dança e podcasts, em resposta à crise climática. O projeto é apoiado pelas Comissões Criativas para o Clima do British Council Action, um programa global de exploração das alterações climáticas através da arte, ciência e tecnologia digital.

No Brasil o projeto foi produzido pelo projeto Dançando por um Futuro, de Curitiba, com produção do Teatro4Garoupas (Alemanha).

No encontro, a produtora Bebê de Soares (curitibana que reside na Alemanha) lançará um olhar sobre questões sobre colaborações internacionais em dança. O evento também contará com a presença de Beto Caminatti, cineasta e diretor do filme no Brasil, e outros artistas participantes do filme.

Bebê de Soares é uma artista e produtora curitibana que mora na Alemanha, é vice presidente da Assitej Internacional, curadora da Espetacular – Mostra Internacional de Artes para Crianças, do FITA Chile e promove a circulação de artistas por diversos países, através da Amazonas Network.

PÚBLICO ALVO: Bailarinos e estudantes de dança


PO! EMA (ERANOS CÍRCULO DE ARTE/ ITAJAÍ SC)


Dia: 16/09

Horário: 10h, 15h e 17h

Local: Teatro Cleon Jacques


“Pô! Ema – criação poética com crianças” é uma experiência interativa que mistura teatro, literatura e audiovisual. As crianças encontram uma escritora em crise, que sente que sua inspiração e suas poesias estão ‘sumindo’. Com a ajuda da plateia ela descobre que na verdade uma Ema (em projeção digital interativa) está se alimentando de seus poemas. As crianças então, são estimuladas a criar junto com a escritora poemas fresquinhos para alimentar a dona Ema e seus filhotinhos. Através do jogo e da oralidade, aproxima crianças pequenas da brincadeira poética. Espetáculo realizado através do Edital Difusão em Teatro, da Fundação Cultural de Curitiba.


PROJETO REALIZADO COM RECURSOS DO PROGRAMA DE APOIO E INCENTIVO À CULTURA – FUNDAÇÃO CULTURAL DE CURITIBA E DA PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA.




CHIFFONADE (Cia. Dançando por um Futuro, co-produção T4Garoupas e Carré Blanc Ci / FRANÇA, ALEMANHA, BRASIL)


Dia: 16/09

Horário: 16h

Dia: 17/09

Horário: 10h

Local: Teatro Londrina - Memorial de Curitiba


No palco, uma esfera em forma de concha e planeta alberga uma figura e uma multiplicidade de figuras. São simultaneamente parceiros de dança e material de construção, orientando a dança expressiva.

Crescer significa construir, abrir-se e vaguear na distância. Novos mundos emergem de restos de tecido.


EMARANHADA (AMARÍLIS IRANI/ SP)


Dia: 17/09

Hirario: 15h

Local: Teatro Sesi Portão


Você já pensou no cabelo como uma árvore? O ato de cuidar, crescer e criar raízes são só algumas das similaridades que os fios de cabelo compartilham com as árvores. Inspirada na criação de raízes, o espetáculo “EMARANHADA” brota no palco valorizando os fios ancestrais presentes em nossa cabeça. Nesta história, a atriz Amarilis Irani traz ao teatro uma heroína negra, a pequena-grande Mavi. Menina inventora de palavras, braços e mãos tagarelas, dona de uma cabeleira enorme! Mavi cria suas aventuras, às vezes, solitárias outras recheadas de amigos: tranças, flores, árvores e animais. Numa fascinante saga de empoderamento feminino à personagem faz dos cabelos o caminho para encontrar aceitação. Emaranhando a força, beleza e poesia da representatividade negra.



FUZUÊ DO PERERÊ + LANÇAMENTO DO LIVRO “ A SEREIA DA POÇA DE CHUVA” DE GUGA CIDRAL E JULIANE ENGELHARDT (TUPI PERERÊ/ CURITIBA PR)


Dia: 17/09

Horário: 17h

Local: Praça da Espanha


Vamos fazer um Fuzuê!!!! O show Fuzuê do Pererê é um jeito divertido de festejar os ritmos brasileiros, as histórias, as adivinhas, as parlendas e outras expressões e brincadeiras do universo infantil. O espetáculo é um recorte com jogos cantados e contos da cultura popular. De forma lúdica e recreativa, o Fuzuê do Pererê trará um mix de canções autorais e do cancioneiro popular, oferecendo a criançada e famílias uma tarde muito especial com histórias, músicas e brincadeiras.



Links fotos:


MOSTRA ESPETACULAR


FRANKINHA

Crédito: Caio Amon


UNSEEN WORLD

Crédito: Laura Vanseviciene


HOJE GODOT NÃO VEM


NO ARMÁRIO NÃO CABE NINGUÉM

Crédito: Lucas Buzato


CIRCO DA MADAME VIRGULINA

Crédito das Fotos: Vitor Dias


RITALINO

Crédito das Fotos: Lafaiete do Vale


ERANOS

Crédito das fotos: João Freitas, Guilherme Peixoto, Leandro Maman (ver o nome na imagem)


CHIFFONADE


EMARANHADA

Crédito: Daniel Falcão


FUZUÊ

Crédito das fotos: Guilherme Ikeda


8 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page